“A consultoria, na sua melhor forma, é um acto de amor: o desejo de ser genuinamente útil aos outros. Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.”
A BLAUER é o resultado de um longo processo de amadurecimento, de trabalho e de um serviço.
É o legado de mais de trinta anos conjuntos de organizações que pela sua fusão dão origem à BLAUER.
Focamos-nos na redução da incerteza das empresas com que trabalhamos de forma a potenciá-las através da excelência operacional.
Não basta saber fazer bem, é fundamental saber fazer melhor e com a equipa a viver a empresa.
![BLAUER-CONSULTING-&-ACADEMY_logo_horizontal[LQ]](https://powderblue-weasel-428950.hostingersite.com/wp-content/uploads/2025/04/BLAUER-CONSULTING-ACADEMY_logo_horizontalLQ-300x169.jpeg)
A nossa abordagem à consultoria passa pela prestação de um serviço, suportado por pessoas qualificadas e preparadas, que vai permitir obter, de uma forma objectiva e independente, a possibilidade de identificar problemas, necessidades, preocupações ou objectivos pretendidos pelo cliente, analisar esses problemas, encontrar soluções e por fim, conseguir suporte para implementar essas soluções (acompanhamos todas as fases do processo).
Porquê a BLAUER?
MELHORES PESSOAS
MELHORES EMPRESAS
MELHOR PAÍS
Este é, de facto, o nosso propósito.
Capacitamos as empresas para que se tornem agentes de crescimento efectivo da economia nacional e, dessa forma, robustecer o tecido empresarial português.
Estamos focados em contribuir activamente para tornar o tecido empresarial português mais competitivo.
Queremos permitir-lhe estar sempre à frente do futuro e por isso trabalhamos permanentemente no conhecimento preparando-o para o benefício de outrem, para o seu benefício.
A BLAUER almeja ser identificada como uma companhia E.P.I.C.A.: Eficiente, Próxima, Inovadora, Confiável e Audaz.
Ambicionamos tornar-nos a referência no nosso sector.
Queremos ser reconhecidos como a melhor consultora boutique no ramo da excelência operacional estratégica, que trabalha numa parceria de proximidade com os seus clientes como caminho para superar os resultados por estes pretendidos.
Existimos para criar valor para os nossos clientes, aumentar a sua rentabilidade, tornando-os melhores e mais eficientes.
Desta forma, seguindo a máxima de Dale Carnegie, “A melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita no trabalho de hoje.”
Assim é fundamental saber fazer bem e com a equipa focada na companhia, pois “Quando nos preparamos para a mudança e tornamos essa a nossa forma de ser e estar tudo se torna mais fácil. Isto é estar à frente do futuro.” Ricardo Ferreira de Mascarenhas
Para cumprir a nossa missão é fundamental regermo-nos por valores simples, tais como:
– Credibilidade, transparência e confiança na informação partilhada com os nossos interlocutores.
– Ética, rigor, profissionalismo e pró-actividade no trabalho desenvolvido.
– Apostar na melhoria contínua da nossa equipa enquanto profissionais e enquanto seres humanos.
BLAUER em números…
21 sectores onde já actuámos
8 países onde já actuámos
> 7200 h de formação
> 120 intervenções de consultoria (projectos)
> 100 intervenções acessoria/mentoria
4 livros técnicos
(2 nossos, 2 traduções)
> 5 brochuras técnicas
> 300 artigos
5 artigos científicos
(em diferentes graus de participação)
>30% melhoria de produtividade
> 90% OEE
>35% aumento da eficiência
>20% redução de inventário
BLAUER podia ser somente o acrónimo de
Be Lean All United & Evolve Robustly. Mas é mais…
O nome BLAUER vem da casta blauer portuguese ou português azul.
Uma casta peculiar que conforme é cuidada em todo o seu processo de maturação e vinificação pode dar vinhos de excelência. É um nicho, com reduzida produção, conhecimento e reconhecimento em Portugal.
Mostra que o trabalho de dentro para fora, em equipa e com visão de médio/longo-prazo têm impacto e são diferenciadores.
Mostra o impacto que tem um modelo de gestão lean, do conhecimento e da formação, o impacto de ter um PPP (Propósito, Processos, Pessoas) estruturado e alinhado.
Até porque as empresas e as pessoas procuram o seu oceano azul, a sua diferenciação e o seu nicho, onde possam crescer e estarem à frente do futuro.
BLAUER é azul, a construção do seu azul e começa aqui.